sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A ESPERANÇA NOSSA DE CADA DIA





A esperança é uma âncora que nos sustenta nos terremotos da vida e mantém acesa a fé que ilumina os nossos caminhos, sonhos e aspirações. Ela atravessa as trincheiras construídas no campo de batalha das emoções negativas transformando o medo devastador em coragem edificadora, a raiva corrosiva na calma nutritiva e a tristeza mortífera em alegria produtiva.

É uma fonte de energia poderosa abastecendo as forças vitais da natureza humana e preenchendo os hiatos formados pelas frustrações e perdas que obscurecem a visão perceptiva em muitos momentos nesta vida de sistêmicas interpretações.

Invalida as sentenças psicológicas de crenças punitivas, e elastece a consciência das possibilidades de cada dia que nasce e renasce com novas perspectivas, tornando-se visíveis aos olhos esperançados, e crível para os persistentes que conquistam a si mesmos e encaram as circunstâncias como uma pedagogia do aprendizado de “ser” e “viver” .

A esperança cria uma aura de otimismo e contentamento, fomenta a busca de novos horizontes nas jornadas individuais e coletivas, esclarece o que está latente, subentendido na comunicação que circunscreve a vida humana porque sugere paciência e atua no tempo devido sem enganos ou interrupções.

A palavra esperança por si só já intui o fato de que quem espera sempre alcança como preconiza o adágio popular.  

O que seria de todos nós sem esse canal de ligação entre o corpo e a alma, entre a mente e o coração, entre a razão e a emoção, entre os receios e a vontade de seguir?! Seriamos cegos e mutilados psiquicamente, sem noção de quem somos e do nosso papel como co-criadores do processo da existência materializada.

Como viver sem esperança numa vida tão relativa e impermanente, que nos surpreende todos os dias mesmo tendo o privilégio do livre-arbítrio que nos responsabiliza pelas nossas escolhas?!
 
Seríamos enlouquecidos e brutalizados pelas situações dolorosas, ficaríamos sem rumo num determinismo fatal de só ver o que a fisiologia ocular nos apresenta, exclusivamente um ponto na visão multifocal e transpessoal. Eis a grande contribuição deste sentimento/sensação/vibração, nos abrigar dos bombardeios daquilo que é passageiro, finito, destrutível e sonegador dos impostos espirituais frutos de uma vivência terrena sem a base fundamental do amor. Considerando que o amor é o catalisador de esperanças porque não desiste nunca apenas muda de foco, “viver sem amar é se privar da esperança de cada dia”.