Pensamentos

Planejar é se ancorar no que pode ser feito, criar espaços para realizações, ampliar a visão de possibibilidades e renovar o procedimento empreendedor.

Lamentar é sentir-se vitima, e essa é a postura dos acomodados e fracos que terceirizam a responsabilidade de suas escolhas e não assumem a inércia do desempenho pessoal.
Sentir compaixão é um compromisso daqueles que têm consciência da transitoriedade dos eventos da vida.
O trabalho é um chamado da vida para que possamos desenvolver o nosso potencial criativo, aprender uns com os outros e estimular a capacidade de servir.
O líder é acima de tudo um catalisador de talentos e competências que se expressam com liberdade e aderência na capacidade produtiva do desempenho humano.
Líder é aquele que independente da realização dos seus próprios anseios, mantém a visão focada nos objetivos da equipe e vai alavancando ações para atingir a meta comum.
Liderança não é mandar é antes de tudo atuar, executar e exemplificar para que os liderados sejam sensibilizados e motivados pelo que se faz e não pelo que se fala.
Liderar a si mesmo é um grande desafio na tarefa de se manter vivo e desperto no sonho da existência física. Significa estar em contato com a linguagem do corpo e seus sinais de alerta, manter o equilíbrio e não se deixar tragar pelas ondas das emoções, estar atento aos pensamentos, evitar cobranças e julgamentos desnecessários e ter consciência de ser o agente ativo e passivo da própria ação.
Chega de cultuar fraquezas fortalecendo frustrações, traumas e decepções, explicando e justificando violências e deformações sem nada fazer para mudar. Está na hora de sair dessa letargia. A ciência está avançando e nos informando como lidar com esses processos e encontrar os meios de tratamento. Da capacidade que o ser humano tem de se auto-transformar, de aprender e redirecionar a própria vida investindo na educação e na medicina preventiva. Está na vontade de cada pessoa a formação de um mundo melhor, pois o global reflete a ação local e a responsabilidade é conjunta e respaldada no comprometimento individual.
Ler é um hábito saudável, prazeroso e pode se transformar numa boa opção de lazer. Auxilia no aprofundamento do conhecimento, na expansão do vocabulário, na elaboração de pensamentos construtivos, na comunicação fluente seja ela escrita ou verbal e é a base de desenvolvimento do aprendizado. É um elixir da mente, renovador das células neurais e um eficiente tranquilizador natural.
Pode até ser enfadonho, exaustivo e um tanto doloroso tentar entender a engrenagem pessoal mas se persistirmos na inquirição  buscando solucionar o nosso drama existencial, encontraremos as respostas que darão suporte para que façamos escolhas mais conscientes.
Acometido pelo desânimo use a imaginação para visualizar o que lhe agrada e deixa feliz. Pense nos bons momentos vividos e respire profundamente várias vezes. Não perca tempo pensando no que deixou de fazer, concentre-se nas conquistas. Dance, cante, brinque, ouça uma música alegre e caminhe pela praia ou por qualquer lugar que lhe faça bem.
A consideração pela presença do outro no mundo é um antídoto para solucionar discórdias. Estimula a prática da empatia, o sentimento de generosidade e gratidão, a consciência de que todos somos passageiros desse trem que viaja sem termos ideia de onde vai chegar e prenuncia uma comunhão que não se comunga com exatidão. Somos ocupantes de um espaço com ou sem bagagem. E esse é o mistério de uma lei que não se revoga e nem sofre alterações, afinal somos da mesma escala filogenética. E é por isso que urge constatar que cada um de nós é uma ponte que dá acesso a chegada nas estações evolutivas da vida.
Para viver com mais conforto emocional é necessário encarar as situações da vida com um olhar tranquilo e renovador, percebendo as mensagens e os sinais evidentes, a fim de transcender as consequências nefastas da desatenção, da falta de observação e procurar vivenciar os processos permanentes de mudanças com profunda sabedoria.
Aprender a conviver consigo mesmo é um fator de primordial importância para que se possa interagir de forma sadia e prazerosa com o outro e o ambiente circundante.
Refletir e avaliar o procedimento pessoal diariamente elaborando uma autocrítica verdadeira sem culpas e ou condenaçães inúteis, possibilita o crescimento interior e conduz a formação de atitudes fincadas no propósito do bem-viver.
Emergir as potencialidades requer pertinácia, busca constante de auto-aperfeiçoamento e fundamentalmente consciência dos próprios talentos. Esses muitas vezes adormecidos no oceano interior por conta da inconstância no procedimento e falta de foco para interação do processo conhecer – querer – fazer. Encontre-se, determine-se e construa seu caminho progressivo.
O sucesso depende da nossa capacidade de acreditar verdadeiramente no que nos propomos a realizar e no investimento em ações que viabilize a concretização do que idealizamos.
Medite, refletindo o pensar na expressão do sentir. Entregue-se na constatação de que viver é estar no eterno presente. Não seja o seu maior obstáculo emotizando dificuldades, utilize a potencialidade da inteligência e o poder incomensurável da mente para atingir metas que estejam bem definidas e realizar sonhos. Tente ininterruptamente manter um padrão de pensamentos visionários, eles serão os condutores de suas escolhas e estas determinam a estrutura de sua vida. Vigie a si mesmo. Elabore uma programação mental calcada na realidade do seu existir tendo o cuidado diário de dissolver o que lhe prende a ilusão.
A gratidão significa reconhecer a importância daqueles que nos circundam e perceber no sentir o quanto somos beneficiados pela presença de pessoas amigas que preenchem a nossa vida com suas atitudes generosas sempre dispostas a nos apoiar.
Busquemos refletir no que podemos participar para construir e manter uma sociedade amorosa, solidária e equilibrada, assumindo o compromisso com a vida no sentido pleno do significado da existência humana: o amor na sua acepção mais ampla, amar incondicionalmente,  mesmo que seja difícil compreender esse mundo acidental e relativo e o comportamento de si mesmo e das pessoas algumas vezes com desvio de conduta . Tudo é um. O infinito está dentro de nós, por isso acredito que a “verdade” é o alicerce que o arquiteto do Universo traçou geometricamente formando pontos que se interligam. Amplie a sua visão olhando o todo e veja onde você se encaixa. Conquiste-se e saberá estender-se ao outro.
Liberdade é sentir-se, sentir o outro e se manter desapegado.
Se as pessoas soubessem o quanto desgastam energia em conversações inúteis teriam mais acuidade na sua fala e pouparia o desperdício na utilização das palavras. Além do mais, evitariam muitos conflitos provocados pela inadequação de colocações verbais, oriundas de pensamentos contaminados por imagens pré-concebidas do que se configura como verdade na aparente percepção da visão unilateral.
O ser humano é um oceano de probabilidades. Tanto pode ser uma explosão de luz e de poderosa energia magnetizando a tudo e a todos com sua beleza resplandescente, como também  pode ser um archote que emite uma fumaça sufocante e vai obstruindo o que vem pela frente.
Visualizar e agradecer o que conquistamos de bom na vida é um ato de conexão com a essência luminosa e criativa que existe dentro de nós.
Ser solidário também é permitir que o outro se manifeste no seu movimento exclusivo de liberdade.
Compreender e se auto-proteger das investidas inconsequentes do desequilíbrio humano é responsabilidade de cada um.
É imprescindível manter a mente focada em pensamentos positivos e mesclados de esperanças, pois a vida é totalmente permeada de sonhos que confluem em “realidades” vivenciadas.
A alegria é um bálsamo que reestrutura o sistema celular e contribui para a saúde integrada, rejuvenescendo o corpo e harmonizando a mente que equilibra as emoções e deixa o espírito sossegado.
Sorte é uma escolha, não um fato isolado ou acaso de afortunados, mas sim uma vontade determinada de conquistar e uma construção linear de ações que empreendem ganhos e resultados eficazes.
Não creia em privilégios, na vida tudo tem sentido e tudo passa. Também não creia em infelicidade, pois tudo é relativo e provável, bem como que necessário.
Tenha confiança e não se deixe abater. Mantenha o equilibrio e a determinação pois tudo se resolve e se não resolver, aprende-se a conviver. Nem sempre as coisas acontecem no tempo que imaginamos. Cultive bons pensamentos e tenha cuidado com a irritabilidade, um desgaste exagerado de energia tem efeitos devastadores. Seja forte e corajoso, a vida é um palco de cenas inusitadas.
Perdoar é resgatar o bem que existe dentro de nós  e é uma chave especial para liberação das algemas do ressentimento que destrói as forças imunológicas do organismo. É um refrigério para a mente super-aquecida de pensamentos nefastos. Um alívio para o coração bombardeado de angústias asfixiantes e uma eficiente terapia para recuperar a paz de espírito.
Todo cuidado é mínimo quando se trata de lidar com os sentimentos dos outros já que não temos ciência dos limites da suscetibilidade alheia e nem tampouco sabemos de suas reais necessidades e dificuldades enfrentadas no seu íntimo.